segunda-feira, 15 de abril de 2013

Eu quero amamentar!


Se tem algo que morro de medo, é de ter algum problema na hora da amamentação. Sei da importância e quero muito dar de mama a Laura, pelo menos até 6 meses.
Pensando nisso, e como já com 28 semanas minha obstetra não havia falado nada sobre a preparação do mamilo para amamentação, na última consulta questionei. As orientações que recebi, são as mesmas que já havia encontrada em minhas pesquisas (e já estou fazendo há um mês!). Acho importante dividir com vocês, pois amamentar é tudo de bom! Além de fortalecer o vínculo mamãe/bebê, uma criança que mama no peito é muito mais saudável e forte, imunologicamente falando.
Primeiro ponto é observar seu tipo de mamilo. Eu não sabia disso, mas nem todos os bicos dos seios são iguais. Alguns são invertidos ou planos e necessitam de manobras específicas. Converse com a sua obstetra sobre o seu tipo de mamilo, ela vai lhe ensinar como massageá-lo desde cedo, para que você não sofra tanto depois.


Todo mundo fala sobre tomar sol nos mamilos. Eu particularmente não fiz isso ainda. O ideal é  encontrar um lugar reservado em casa, tirar o sutiã e colocar os seios para tomar sol! Isso mesmo! Topless! Os médicos indicam que as gestantes exponham os mamilos durante dez minutos por dia. Só tome cuidado para não causar queimaduras e lembre-se de que o horário ideal é entre 8 e 10 da manhã ou entre 15h e 16h.
O que a minha obstetra indicou, e eu já vinha fazendo era esfregar a bucha vegetal no banho. Confesso que na primeira vez que passei, morri de dor. Doeu muito mesmo. Aí desisti. Depois li mais relatos de mães falando sobre essa prática e o quanto foi eficaz para deixar o mamilo resistente e não sofrer com fissuras durante a amamentação. Aí, retomei. Doeu. Mas no segundo dia, já foi mais suportável. E incrivelmente, o resultado é rápido. De um dia pro outro, você já nota o quanto o mamilo ficou resistente, e já quase nem dói.
Tome MUITO cuidado na hora de passar creme hidratante para evitar estrias nos seios. Como a ideia é deixar a pele mais resistente e não hidratada, não faça uso de cremes na área do mamilo! O hidratante deixará a região mais fina e por consequência, mais sensível. Se você quiser hidratar as mamas, deixe pelo menos os mamilos sem creme.
A partir do sétimo mês, use 2x por dia, um creme específico para preparar os mamilos para amamentação. Minha obstetra receitou o Massê da Johnson (média de R$ 20,00), mas eu já tinha, e sigo usando o Lansinoh (média de R$ 90,00).


2 comentários:

  1. Amanda uma duvida que me segue e quando devo começar nesse preparo do seio pois como estou na gravidez no começo não sei quando poderia começar a preparar a mama. Gostei muito do post pois muita coisa tenho duvida ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seguinte.. Eu comecei desde cedo com a buchinha vegetal, e mais a pomadinha q ja tinha ganho da minha cunhada. Acho q qnto antes melhor p gnt conseguir deixar o mamilo bem resistente pra nao ter o risco de sofrer com rachaduras e fissuras depois!
      Ja a minha obstetra, soh foi tocar no assunto quando eu estava com 28 semanas! E soh falou pq eu perguntei! Então.. Acredito q qnto antes começar com esse cuidado, melhor. Passo a bucha 1x por dia no banho. E pomada logo depois q sair do banho. E de manha tbm passo a pomada (2x ao dia). Tu vai ver q na primeira vez q passar a bucha, vai ser horrível. Mas nao desiste, se nao depois com o baby será mto pior!

      Excluir