São tão bonitinhas as roupinhas! Mas a parte de cuidar delas é em trabalhosa e não tem como fugir. Os pediatras sugerem que se lave todas as roupinhas antes do bebê vesti-las, inclusive fraldas, toalhas e lençóis. Que nada entre em contato com a pele delicada do bebê antes de ser devidamente higienizado. Isso porque mesmo as roupas novas podem estar com poeira, ácaros e fungos que afetam a saúde do baby.
Comecei a ler sobre, e li que a dica é que as mães, lá pelo sétimo mês de gravidez, comecem a lavar todo o enxoval do bebê que está para chegar. Pois, nessa fase, a gestante ainda tem disposição e já deve ficar com tudo preparado se o bebê chegar antes da hora.
Aí me apavorei! Laura tem mais roupa que todo mundo aqui de casa junto!
No início, minha vó (biza da Laura, que tem 60 anos rsrs) se ofereceu pra lavar tudinho. Eu comecei a lavar umas pecinhas, a passar e achei tão gostoso, que acho que estou perto de terminar!
Pra lavá-las é simples. Não se deve usar os produtos que a gente usa na nossa roupa e dizem que não é bom nem os produtos infantis, que devem ser utilizados somente a partir do quarto ou quinto mês, que é quando a pele do bebê fica mais resistente.
Procurei, procurei, e li que para os recém-nascidos, o mais recomendado é o sabão de côco ou neutro, que tem menos ácido e perfume na composição, portanto não causa alergia. Nada de amaciantes, alvejantes, sabão em pó comum ou removedor de manchas.
Eu comprei o de côco da Girando Sol e adorei! Deixa um cheirinho bem gostoso nas roupinhas e faz bastante espuma.
Um dos meus medos, era de usar a máquina de lavar. Já pensou, lavar tudinho na mão? Laura teria nascido e eu não estaria nem perto de terminar. Ai pesquisei e li que não há nenhuma contra-indicação em usar a máquina de lavar. Claro que as peças mais delicadas e cheias de frufrus, não há escapatória. O mais importante é caprichar no enxágüe para que não fiquem resquícios do produto no tecido.
Uma coisa que estou fazendo, é lavando a roupinha dela separada da roupa de adulto. Esse cuidado ajuda a evitar que a sujeira da roupa dos adultos entre em contato com as peças do bebê.
Bom, acho que deu pra ter uma noção dos primeiros cuidados com as roupinhas. Como as crianças de sujam muito nos primeiros meses e têm que trocar de roupas algumas vezes por dia, provavelmente o volume de roupinhas para lavar será grande...
Nenhum comentário:
Postar um comentário