quarta-feira, 17 de abril de 2013

29 semanas - Sangramento Nasal


29 semanas já MEU DEUS! Como a cesárea está marcada para 38 semanas e alguns dias... Quer dizer que... Restam apenas 9 semanas para nossa princesinha chegar!
Nessa etapa, a gente se sente ansiosa, porque está louca para ver o rostinho do seu filhote, mas também apreensiva, porque tem vontade de tê-la dentro de sua barriga para sempre! Tem horas que parece que o tempo voou, tem horas que parece que durou uma eternidade tudo isso...
Nesta semana, tivemos uma novidade: sangramento nasal. É, eu também nunca ia imaginar que isso era um sintoma comum na gravidez. Tive o sangramento em casa, quase de madrugada quando fui assoar o nariz. Assustada, já fui para a internet procurar se havia acontecido com alguém. Para minha surpresa (e alívio...) é uma coisa super comum!
Como ofluxo de sangue de uma grávida aumenta muito, as veias delicadas do nariz ficam sobrecarregadas. As membranas da narina também podem inchar e secar, especialmente no inverno (e anda frio aqui pelo Sul!) ou em climas muito secos. Essas mudanças podem fazer as veias se romperem com facilidade, provocando o sangramento. 
O que fazer se acontecer com você? Encontrei orientação de sentar-se e pressionar a narina que está sangrando por cerca de cinco minutos, pelo menos. (Não se deite nem coloque a cabeça para trás, porque o sangue pode ir para o seu estômago, o que pode provocar enjôo e vômito. E NÃO QUEREMOS NEM OUVIR ESSA PALAVRA, NÉ?). Converse com o médico se os sangramentos forem frequentes, ou se nada acima for suficiente para conter o sangramento. 
Para evitar esses sangramentos chatinhos e inconvenientes, evitar ficar com as narinas secas. Converse com o médico sobre o melhor método, mas você pode usar soro fisiológico sem problemas.
Depois dessa, aprendi a assoar o nariz com delicadeza. Um assôo muito forte pode terminar em sangramento (comprovado!).
Tome bastante líquido para manter todos os seus tecidos hidratados, incluindo as mucosas. 
Por mais irritantes que os sangramentos sejam, eles são um sintoma temporário, que vai desaparecer quando o bebê nascer (ainda bem, né?).

Nenhum comentário:

Postar um comentário