Na primeira consulta com a obstetra, ela me pediu a ecografia com translucência nucal. Pelos nossos cálculos, eu estaria com 9 semanas... E essa eco só pode ser realizada entre a 11a e 13a semana. Esperar né... Tem 9 meses pra esperar ainda! Paciência.
Essa eco geralmente é abdominal (no meu caso foi), mas se a medida não for possível, pode ser necessária a realização da tão agradável transvaginal. Aí, essa tal de translucência nucal (você verá a obstetra escrever a siga TL) identifica que, se houver um acúmulo excessivo de líquido na região da nuca do feto, aumenta o risco do bebê ter uma alteração cromossômica, má-formações ou alguma síndrome genética.
Aí imagine a ansiedade e o medo pré-TL?? É minha filha... Agora você é mãe! O mundo já não gira em torno de você! “Será que está tudo bem com o meu filho(a)?”, “Será que ele(a) está se desenvolvendo normalmente dentro da minha barriga e com saúde?”. É verdade, acabaram-se os sonos tranquilos!
E o sexo? Será que já vai dar pra ver? Se for menino? Se for menina? É um turbilhão de pontos de interrogação na cabeça da gente.
Não sei porque, mas, tudo na minha cabeça era azul. Sempre quis menina. Mas assim que soube, tinha certeza de que era um menino.
Na noite anterior da ecografia, bati o meu recorde: vomitei 8 vezes durante 6 horas (em que eu deveria estar dormindo). Muito, mas muito nervosa. A ficha ainda não tinha caído. Vem euforia... Vem desespero. Vem sorriso. Vem choro. Vem vontade. Vem vontade de ser tudo mentira.
Lembro que, horas antes da eco, chamei uma amiga que tem um baby, que também foi 'inesperado', e que hoje é muito visível a felicidade e o amor entre eles... Falei para ela tudo que estava sentindo, e ela me disse coisas lindas, que nunca vou esquecer. É engraçado que, por mais que eu tenha uma base boa de psicologia na minha formação, nessas horas, a gente esquece de tudo! Sabia que a fase da negação era natural, mas conversar com alguém que já passou por isso, me fez bem.
Eis que então, chega o dia tão esperado, e se comprova o que haviam me dito: Quando você vê o seu bebezinho, pela primeira vez... TUDO muda. Lembro que o vi, deitadinho, tranquilo, já todo formadinho, e pensei: poxa, to aqui fora me descabelando e você aí, nessa paz...
Estava lá. Minha sementinha. As mãozinhas, as perninhas, tudo tão perfeito. Na TL, tudo ótimo. Coraçãozinho segundo Senhor Pai, parecia ensaio do Olodum. Realmente emocionante.
Aí vem outra surpresa: Doutora: - Qual a opinião da família sobre o sexo? Respondi que todo mundo falava em menino... Aí a Doutora ri, e diz... Olha, não comprem nada ainda, mas 80% de chance de estarem enganados!
Outro turbilhão na cabeça. As coisinhas azuis sendo substituídas por coisinhas rosas. Os carrinhos sendo substituídos por bonecas e princesas. Não tinha imaginado isso, e confesso que GOSTEI!
Nenhum comentário:
Postar um comentário